Nutrição Eletrônica Meridional
Aterramento
MÓDULO I
Conceitos básicos do aterramento
1. O que é aterramento?
2. Aterramento ou Neuromodulador? Efeitos do aterramento no cérebro humano.
3. Como ocorre uma inflamação?
4. RSHINRIN-YOKU
5. O aterramento espontâneo é absorvido por via natural através do acuponto R1
6. Como aterrar naturalmente?
7. Benefícios do aterramento natural
8. Com a palavra, o especialista:
9. Dr. Stephen Sinatra e a descoberta da nutrição eletrônica universal
O que é?
Em 1836, o cientista alemão Karl August Steiheil descobriu que a terra poderia funcionar como um condutor de retorno na telegrafia se os terminais do cabo fossem enterrados no subsolo. Sua proposta foi recebida com desconfiança, mas, na prática, o cientista provou empiricamente que estava certo e este foi advento do aterramento elétrico.
O aterramento evita cargas e interferências elétricas nas TVs, nos aparelhos eletrônicos e no sistema de controle das torres de telefonia celular.
A partir do aterramento é possível obter a complexidade da transferência perfeita de dados na era atual da indústria de telecomunicações através da Internet, cabo e telefone.
Aterrar todos os cabos de transferência de dados ajuda a manter a estabilidade elétrica.
Aterramento ou Neuromodulador?
Efeitos do aterramento no cérebro humano.
O aterramento, conhecido nos meios científicos pelo nome de “neuromodulador”, é um processo de inibição, estimulação, modificação e regulação/alteração terapêutica das atividades, elétrica e química nos sistemas nervosos periféricos, centrais ou autônomos. Esse acoplamento direto do organismo humano com a Terra altera o ambiente orgânico, tanto na superfície do corpo como no seu interior, elevando seu potencial eletromagnético.
(síntese do trecho extraído do artigo publicado pela National Library of Medicine, "The Neuromodulative role of Earthing").
Em outras palavras, o aterramento restaura o estado natural do ambiente elétrico do organismo e do sistema nervoso, reverberando na atividade elétrica do cérebro. Esse "turbinamento sináptico" ajuda a reduzir dores (agudas ou crônicas) e processos inflamatórios, pois fortalece o sistema imunológico.
Humanos são seres elétricos compostos de átomos com carga líquida positiva, negativa ou neutra.
Como ocorre uma inflamação?
A inflamação é causada, principalmente, por causa dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco que o corpo libera quando detecta uma célula danificada. Na ocorrência do dano, os neutrófilos são acionados para resolver o problema.
Assim, encapsulam a célula ruim, liberando moléculas de oxigênio reativas, mas com deficiência de elétrons.
A deficiência de elétrons ocorre porque eles são roubados de células saudáveis.
Por causa disso, o sistema imunológico entra em ação, liberando mais neutrófilos para remediar as células doentes.
Cria-se um círculo vicioso resultando numa inflamação silenciosa que pode se tornar crônica, perdurando por vários anos sem ser percebida. O aterramento pode evitar essa ocorrência.
Curiosidade:
Assim como acontece com os equipamentos elétricos, se o corpo humano não está aterrado, o resultado é um acumulo de íons positivos que causam desequilíbrios orgânicos, dentre eles, os mencionados processos inflamatórios.
Em português claro: Para gozarmos de saúde plena, precisamos estar sempre mais negativos do que positivos.
Nossa reserva de elétrons precisa estar sempre cheia.
RSHINRIN-YOKU
No Japão, a noção de que o contato com a natureza possui propriedades terapêuticas é tão relevante que há um nome próprio para essa prática, que se refere ao ato de fazer contato e estar na atmosfera da floresta, podendo ser traduzido ainda como banho de floresta.
O aterramento espontâneo é absorvido por via natural através do acuponto R1
Quando pensamos em aterramento, imediatamente nos voltamos para a sola dos pés.
É natural pensar que para absorver a energia oriunda da terra devemos colocar os pés em contato direto com a mãe natureza.
A técnica de aterramento muito difundida de Clint Ober sugere o aterramento pela sola dos pés.
Conhecendo o acuponto R1 - Fonte borbulhante:
O único ponto do canal situado na planta do pé e, portanto, o ponto mais baixo do corpo, é o ponto RIM 01 ou R1. De acordo com “O clássico das Dificuldades”, em casos de deficiência, reforçar a mãe, em casos de excesso, reduzir o filho.
Como ponto “filho” do canal do Rim, R1 portanto, tem um poderoso efeito para reduzir o excesso de cima porque “faz o que não está enraizado voltar para sua fonte”. Isso está refletido na declaração encontrada em Ode to Elucidate Mysteries de que R1 “ecoa a terra”, e nos nomes alternativos para este ponto, como “explosão da terra” e “passagem da terra”.
Os rins são a Raiz do Yin de todos os Zangfu, isto tem especial relevância para o Fígado e Coração.
De acordo com um ditado da medicina chinesa: “Os Rins e o Fígado compartilham a mesma origem”.
O Rim é a mãe do Fígado, e o Yin do Rim é a origem e a fonte do Yin do Fígado. Quando o Rim falha em nutrir o fígado, o poderoso e descontrolado Yang do Fígado sobe até a cabeça, dando origem a sintomas como dor de cabeça, vertigem, tontura visual, visão borrada e hipertensão. Se o Yang excessivo do Fígado gerar vento, pode acontecer convulsões e epilepsia.
R1 é capaz de regular os Rins, a raiz desses sintomas e tratar as manifestações porque consegue promover firmemente a descida do excesso patológico.
A harmonia entre Rins e Coração é um dos pré-requisitos para um espírito estável e pacífico. Quando a conexão é quebrada e os rins e o coração não se comunicam, o espírito fica agitado, provocando uma ampla variedade de distúrbios emocionais, que variam entre relativamente brandos (agitação, insônia, memória fraca, propensão a ter medo) a intensos (loucura e fúria com desejo de matar pessoas).
Recomenda-se, e isso é amplamente aplicado na China, que os pacientes que sofrem destes sintomas, massageiem o ponto R1 antes de deitarem, ou façam “escalda pés” mergulhando os pés em água quente para puxar o Yang em excesso.
A capacidade de R1 em frear a ascensão do calor por deficiência do Yang do Fígado, e de pacificar o espírito faz com que ele seja um ponto especialmente adequado para tratar distúrbios da menopausa (fogachos), insônia, agitação, ansiedade e dor de cabeça.
R1 é um importante ponto da prática meditativa de Qigong.
Dirigir a mente para R1 ou inalar e exalar por meio deste ponto assenta e descende o Qi e ajuda o corpo a absorver a energia Yin da terra. Em comum com sua aplicação na Acupuntura, esta prática respiratória é particularmente recomendada sempre que o Yang em excesso se rebelar para cima indo até o Coração ou a Cabeça.
A técnica milenar da acunpuntura foi considerada pelo Unesco como patrimônio imaterial da humanidade.
Como aterrar naturalmente?
1
O aterramento deve ser realizado com os pés descalços na grama, na terra ou na areia em torno de 20 minutos/dia.
2
Mantenha os pés alinhados na largura do quadril, apontados para a frente e distribua bem o peso em toda a sola dos pés. Dirigir a mente para R1 ou inalar e exalar por meio deste ponto assenta e descende o Qi e ajuda o corpo a abserver a energia Yin da terra. Em comum com sua aplicação na Acupuntura, esta prática respiratória é particularmente recomendada sempre que o Yang em excesso se rebelar para cima indo até o Coração ou a Cabeça.
3
A água é o maior condutor de energia do planeta, portanto, aterrar com os pés em água corrente, salgada ou doce, potencializa os efeitos do aterramento.
Principais benefícios do aterramento natural
Melhora do sono
Alívio da dor crônica
Redução dos níveis de estresse e cortisol
Mudança no equilíbrio do SNA
Redução dos campos elétricos induzidos no corpo em efeitos fisiológicos e eletrofisiológicos
Redução dos indicadores primários de osteoporose
Melhoria da regulação da glicose e resposta imune
Efeitos fisiológicos e eletrofisiológicos
Alteração da eletrodinâmica sanguínea com aumento substancial do potencial zeta, fator que diminui a agregação de eritrócitos, reduzindo assim, a viscosidade sanguínea
Com a palavra, o especialista:
O aterramento pode ser o antídoto anti-inflamatório para o homem moderno.
É um dos maiores segredos guardados quando se trata de nossa saúde e vivacidade e apenas uma pequena parte da comunidade científica realmente entende o conceito. Uma vez que os profissionais de saúde e outros percebam que o aterramento é especialmente importante na prevenção de doenças inflamatórias, um efeito incrível na saúde pública será percebido.
As recentes validações dos dados publicados em conjunto com depoimentos dos praticantes é um testemunho do impacto dramático da Terra na cura do corpo humano.
A ciência da saúde está em constante mudança com o resultado de novas pesquisas em várias abordagens para tratar uma infinidade de condições inflamatórias. Às vezes, mesmo com os dados mais relevantes publicados, é difícil escolher qual conselho é o mais apropriado para a cura. Entender o risco absoluto versus o relativo pode ser confuso até mesmo para os profissionais de saúde. E quando os dados são relatados em risco relativo, apenas uma pequena fração da ciência é enaltecida. No entanto, um pequeno fato estabelecido transmite uma concordância universal, a simples correlação de que a inflamação é a causa raiz de quase todas as doenças!
Aterrar o corpo ou induzi-lo ao contato com a ressonância Schumann, é ter contato direto com a carga elétrica natural da terra (elétrons). Acreditamos que esta terapia natural seja “a” terapia de escolha contra a inflamação crônica pois é gratuito, fácil de implementar e melhora a qualidade de vida.
Stephen Sinatra MD
Sinatra ST, Chevalier G, Sinatra D. Vitamin G. Grounding as energetic nutrition and its role in oxidative defense and cardiovascular disease. In: Sinatra ST, Houston MC, editors. Nutritional and integrative Strategies in cardiovascular medicine. Boca Raton: CRC Press; 2022. p. 359e68.
Dr. Stephen Sinatra e a descoberta da nutrição eletrônica universal.
Vitamina G - Grounding na fundamentação da nutrição energética e seu papel na defesa oxidativa e na doença cardiovascular.
As duas maiores descobertas que o Dr. Stephen Sinatra já encontrou em seus 50 anos de médico incluem a coenzima Q10 e os benefícios do aterramento para o sistema cardiovascular. Ambos são doadores de elétrons e fazem muito para reduzir o estresse oxidativo avassalador com o qual o homem do século 21 é confrontado. Este capítulo é um testemunho de como o aterramento na terra e a ressonância Schumann ou “zumbido vibracional” apoiam a saúde e a vivacidade.
Este fenômeno energético inclui as ressonâncias de Schumann, uma vibração eletromagnética que pulsa em 7,83 Hz na atmosfera, bem como um zumbido da superfície energética da Terra. As ressonâncias de Schumann não são uniformes, mas variam de momento para momento em um ritmo que afeta o movimento dos elétrons na superfície da Terra.
Assim, o solo da Terra é eletronicamente ativo e dinâmico.
A frequência fundamental das ressonâncias de Schumann vibra a 7,83 Hz ou cerca de oito vezes por segundo. Esta frequência chave do fenômeno de aterramento é mantida por um circuito elétrico global. Este circuito possui três geradores principais:
1 O vento solar que entra na magnetosfera;
2 O vento ionosférico;
3 Tempestades que ocorrem predominantemente ao redor do equador, bem como o resto do globo com raios acontecendo milhares de vezes por minuto.
Isso cria uma corrente constante de milhares de amperes transferindo carga positiva para a atmosfera superior (ionosfera) e carga negativa para a superfície da Terra. A superfície da Terra é, portanto, inundada com enormes quantidades de elétrons livres. Tais elétrons terrestres, quando conduzidos ao corpo humano, resultam em mudanças favoráveis e fisiológicas. Pesquisas anteriores demonstraram atenuação da resposta inflamatória, diminuição da concentração eritrocitária, melhora da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e impacto favorável na viscosidade sanguínea.
Garanta já a sua vaga
no curso Aterramento